sexta-feira, 27 de março de 2009

Crônicas universitárias: apresentação

Em 1993 ingressei no mundo universitário para nunca mais deixá-lo. As realidades de minha vida são todas acadêmicas.

Mais do que um relato auto-biográfico, espero registrar em quatro textos os principais eventos históricos que vivi e vivo na universidade pública por quase duas décadas. De calouro a professor, dos livros lidos até a produção do conhecimento, há muito o que escrever: comportamento humano, as fantasias e os discursos; ser politicamente correto e viver mergulhado em preconceitos e discriminação; de aluno pobre da periferia até professor da classe média; os ídolos acadêmicos e o encontro com autoridades científicas.

Dividirei os textos do mesmo jeito que planejei furar minha orelha esquerda a cada passo importante na universidade: graduação, mestrado e doutorado (isso explica, porque usava três brincos!!! rsrsrs!!!).

O último texto dessa tetralogia abordará o meu ingresso na carreira docente, meu primeiro estágio de pós-doutorado e os fatos mais recentes que passei.

Novamente, não esperem ler minha história particular, até porque sou um homem bastante comum, cuja trajetória está repetida em muitas outras vidas a nossa volta. Haverá temas como o surgimento do programa de Bolsas de Iniciação Científica - PBIC do CNPq, as greves de funcionários e professores, as relações humanas entre professores, funcionários e alunos, enfim a vida na universidade pública brasileira. Coisas muito fascinantes escrevo de passagem.

Aos meus amigos de longas datas e leitores deste Blog espero que se divirtam com os textos recheados de nostalgias e atualidades de nossas vidas.

Que as crônicas se iniciem!

6 comentários:

Salete Maria disse...

eu tô parada no que tu escreve...porra...crises idênticas às minnhas...muitas coisas em comum...

Waltécio disse...

Por concidência Salete, você sabia que adorei ler a biografia do Charles Darwin por causa das crises dele na universidade?

Vou escrever sobre isso, porque parece ter algo meio universal que nos abate dentro do mundo acadêmico, ou coisa parecida.

Claro, respeitando todas as do Darwin em Cambridge do séc. XIX e nós aqui nas universidades brasileiras da atualidade.

Acho que aquilo que vou colocar no Blog é, ou foi compartilhado por muita gente.

Eu espero sinceramente que você goste.

Tenho que finalizar o semestre 2008.2 agora na terça-feira, depois disso é férias (pelo menos das aulas da graduação). Aí vou ter um tempo para escrever aqui.

Um beijo demorado para você, minha querida.

W.

Amar Yasmine disse...

Senhor!
*sorrindo*

Esbarrei aqui por uma feliz casualidade, quando procurava imagens de "Aranhas" no Google. Li teu perfil, me encantei, aí li tudo.. confesso que sou gulosa... raspei o prato e fiquei com vontade de ler mais.

Adorei seu jeito de se expressar, sua escolha de vida (AMO PROFESSORES), sobretudo a área onde atuas. Parabéns.

Sou completamente apaixonada por animais, todos. Do elefante e a baleia, aos morcego, ou formigas.. qualquer espécie me encanta e fascina.

Vou ficar assídua, virei sempre te ler. Te deixo um abraço carinhoso.

{Amar Yasmine}_DEXPEX

Waltécio disse...

:D Volte sempre e sempre!!! :D

Beijos!!!

Anônimo disse...

:\

Tassos Lycurgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
BlogBlogs.Com.Br