quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Realidade


Antes de qualquer coisa, antes de mais nada, preciso escrever sobre realidade.

Esforçaram-se tanto, criaram termos sem sentido como "ser-no-mundo", "ser-na-morte", "semaforonte". Tentaram explicar o mundo e sua realidade por lógica simples e por argumentação de idéias idiossincráticas... vá por mim, tudo "blá, blá, blá".

Realidade é MAIORIA!!! Só isso!!! A maioria da população sempre e sempre!!! Pura estatística!!!

Por exemplo, a maioria das pessoas anda vestida. É uma realidade!!! Não falo de apenas roupas, falo de colares, brincos, anéis e até tatuagens. Vestes para lhe proteger, vestes para identificar seu grupo social e religioso, vestes para beleza, vestes para o trabalho e vestes para a guerra.

No Pleistoceno estavam nuas? Não! No mínimo tinham algum adereço simbólico no corpo, completamente nus é um estado antes de nós termos a mente simbólica que temos, antes do Pleistoceno. Caçadores-coletores têm colares, peles de animais, patuás, sem contar na pintura e tatuagens.

Peraí, e as crianças recém-nascidas? Simples assim: seus cérebros ainda não estão plenamente formados, são como fetos ainda. Com o amadurecimento do cérebro, vem o mundo simbólico com nossas abstrações que tomam conta de nosso mundo.

Você olha de um lado, olha de outro, olha para si mesmo!!! Não é fantástico?! Você está vestido!!! Bilhões de seres... todos vestidos!!!

Mas... e se você tem uma forte vontade de ser DIFERENTE. Em nosso exemplo... de ficar nu na cidade, no parque! A realidade da MAIORIA é esmagadora, no mínimo acharão que você está fazendo algum protesto, ou uma exposição artística. Não é NORMAL, fora da REALIDADE.

Contentem-se com colônias de naturismo, ok?!

Ah! Aí vem o mais interessante ainda, se você é uma exceção, tem algum comportamento que não é comum à maioria das pessoas, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! Por quê? O tamanho da população humana hoje é tal (cerca de 6,5 bilhões de indivíduos), que exceções comportamentais são compartilhadas com centenas, senão milhares de outras pessoas. Ou seja, exceções em humanos hoje... também parecerão normais se você estiver acompanhado de todos os outros tantos e tantos indivíduos semelhantes a você.

Mas você não está nu!!! O Imperador sim, mas você não!!! rsrsrs!!!

Algumas pessoas entram em crise em apenas pensar em assuntos assim. É como se elas achassem que não possuem "arbítrio", que elas têm sim poder de escolha e vêm com uma série de argumentações e nomes de filósofos. Pois... tenham um infarto!!! Corram e gritem pelas praças!!! Não esqueçam sempre de que vocês... não estão nus e não escolheram isso!!!

Realidade é MAIORIA, a média de uma população!!! As regras são ditadas assim!!! Fazer calças para pessoas acima de 1,80m de altura? Fazer camisas para pessoas adultas com menos de 1,00m? Quem não participa dessa MAIORIA tem até nome: "minorias". Como escrevemos acima, são centenas, milhares, mas vivem em um mundo ditado por regras de outros e lutam sempre para ser aceitos.

Nosso mundo social pouquíssimo mudou em relação ao mundo tribal. Afeições, sofrimentos, paixões, tudo foi moldado no Pleistoceno junto com o estabelecimento de nosso cérebro moderno. É ele, não qualquer outro órgão, que nos dá a diferença significativa entre nós e nossos irmãos chimpanzés. O funcionamento de um órgão que cria mundos de abstrações, baseado em genética de animais sociais, distribuído em bilhões de indivíduos... fazem A REALIDADE que experimentamos hoje.

Agora sim, posso escrever sobre todo resto!!! Se você não concordar, porque leu qualquer texto postado aqui e se sentiu "diferente", sabe que não está sozinho e a dimensão da REALIDADE.

Sartre bem escreveu: "o inferno são os outros". Eu escrevo "a realidade também!"

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br