sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Discriminados: Apresentação


Após o sucesso da Trilogia das Mulheres, perguntaram-me se escreveria sobre outros grupos humanos que sofrem discriminação, topei o desafio com um aditivo, que um dos posts fosse dedicado inteiramente ao especismo (preconceito contra espécies não humanas).

A lista ficou assim: homossexuais, negros, doentes mentais, deficientes físicos, obesos, idosos e animais. Ao invés de três, agora serão sete textos desencadeados e unidos por um tema principal: discriminação.

Essa lista não inclui tudo, nem tão pouco os textos abrangerão todas as questões inerentes a cada grupo... mas, garanto que valerá a pena ler!

Se você acompanha este Blog há algum tempo deve ter idéia do que virá. Já eu não... rsrsrsrs!!! Os textos que escrevo vem como uma idéia, ou mesmo pertencem a uma recordação de meu passado... Tomam cores de realidade pela contextualização em nosso cotidiano e ganham sempre a simpatia de meus amigos... muitos deles também personagens dessas histórias da vida real.

Sei que deveria escrever em termos politicamente corretos, por exemplo, "pessoas especiais" ao invés de doentes mentais, ou "melhor idade" ao invés de idoso. Não farei isso, porque não quero pintar uma parede apenas para disfarçá-la. Quem tem qualquer diferença de um humano médio, sabe o que passou na infância, ou por toda vida, sobretudo, caso se foi ou é pobre - a grande e esmagadora maioria das pessoas no mundo.

Todos nós já fomos discriminados um dia. Podemos até ser ricos, mas somos brasileiros e nesse mundo há quem deteste latino-americanos. Você pode ser uma personalidade política eminente, mas é de um estado da região nordeste e há quem odeie nordestinos.

Passa na TV quando turistas brasileiros não conseguem entrar na Espanha, dormem em um aeroporto e voltam para o Brasil. É noticiado como discriminação. Entretanto, olhem bem a sua volta e depois perguntem para si mesmos se vocês discriminam, ou discriminaram alguém antes. Às vezes é considerado tão normal certas atitudes que nem prestamos atenção em toda a dor e mal que causamos.

Bem, se a realidade é a maioria(*), então... vamos a ela. Afinal, quem consegue não ser discriminado?

(*) Quem não leu esse post de 2008 clique:
Realidade

2 comentários:

Salete Maria disse...

Neste 8 DE MARÇO aprecei 'um outro jeito de contar a história': CORDÉIS:
1. MULHER CARIRI, CARIRI MULHER
2. MULHERES INVISÍVEIS DE JUAZEIRO
3.CIDADANIA, NOME DE MULHER
4. EMBALANDO MENINAS EM TEMPOS DE VIOLENCIA
5. LUGAR DE MULHER
6. MULHER-CONSCIENCIA, NEM VIOLENCIA, NEM OPRESSAO
tudo isto e muito mais no blog
www.cordelirando.blogspot.com

Salete Maria disse...

Neste 8 DE MARÇO aprecie 'um outro jeito de contar a história': CORDÉIS:
1. MULHER CARIRI, CARIRI MULHER
2. MULHERES INVISÍVEIS DE JUAZEIRO
3.CIDADANIA, NOME DE MULHER
4. EMBALANDO MENINAS EM TEMPOS DE VIOLENCIA
5. LUGAR DE MULHER
6. MULHER-CONSCIENCIA, NEM VIOLENCIA, NEM OPRESSAO
tudo isto e muito mais no blog
www.cordelirando.blogspot.com

 
BlogBlogs.Com.Br